quarta-feira, 30 de junho de 2010

Compromisso


Porque essa palavra soa tão pesado para as nossas vidas?


É complicado entender o que nos faz fugir dos compromissos, vou lhes contar uma historia para que possamos entender melhor do que quero passar a vocês meus amigos, história verdadeira que se passou aqui em Santa Luzia.

Havia um rapaz que trabalhava em uma loja como cobrador aqui em Santa Luzia, visitando casa em casa, de moto, cobrando o valor dos bens vendidos por esta dita loja. Nunca dava o sangue pelo trabalho. Achava que aquela profissão não era o que ele merecia. Não queria ser cobrador para o resto da vida, e por isso não demonstrava mesmo muito compromisso com aquela função. Certo dia perdeu o emprego. O motivo alegado pelo seu patrão foi justamente a falta de dedicação e o corpo mole que ele fazia no trabalho.

“Pessoas perdem coisas boas por causa da falta de compromisso. Perdem oportunidades, às vezes únicas na vida, pelo simples fato de se acharem: despreparadas; novas; imaturas; melhores que o oferecido; incapazes de dar conta do recado; sem vontade mesmo; e até por pura preguiça. No fim, tudo se resume a não querer arcar com as conseqüências de uma decisão tomada”

O compromisso por si só não é nada. O medo é de falhar com o que seremos com o que dizemos com o que prometemos. Temos medo de sermos apontados na cara com um belo de um dedo indicador e nos sentirmos os piores do mundo, só porque falhamos. Aí, entra até a falta de compromisso conosco mesmo, pois não somos aptos a assumir nossas próprias virtudes e méritos.

“Aonde chegaremos, nesta vida, sem compromissos? Eu um dia tive a noção plena que a vida é formada por projetos.”

Você quer comprar uma moto, vai economiza o maximo que puder. Largará um pouco de gastar com lanches no “IVO” e bebedeiras no “Macacheiras” ou no “Especo mix – Wanderlly” vai economizar nos gastos supérfluos, e assim quem sabe conseguir o dinheiro para a compra da tal moto. Isto é um projeto.

Você quer montar um fã-clube e um blog sobre o Cascatinha. Resolve então que primeiro procurará fotos, depois reunirá tudo, vai escrever umas matérias sobre o cantor e depois corre atrás de pessoas para o clube a fim de bancar os custos da hospedagem do site em um provedor. Isto, mesmo sendo uma coisa tosca, é um projeto.

Então, na vida, tudo que queremos fazer se resume em projetos. E projetos são compromissos. Se quisermos algo, nos mudamos, nos alinhamos nos melhoramos, a fim de que este compromisso aconteça.

Temos medo de falhar. Então, vamos assumir o compromisso conosco mesmo de assumir nossas falhas, e todos outros compromissos serão mais fáceis de aceitarmos e cumprimos.

Falhar é parte da arte de viver. Mas garanto, se você resolve tomar o compromisso de se assumir como ser humano falho e passível de erros, é muito mais fácil lidar com os compromissos a mais que nos surgem à frente. Outra coisa, é que se você resolve mesmo assumir os compromissos que lhe surgem à frente, você começa a ser recompensado. As pessoas pegam confiança em você. Olha para você como uma pessoa séria, de princípios e caráter. Vêem em você algo mais, que atualmente poucas pessoas têm. E com isso, confiam há você muito mais coisas do que você já pensou possuir ou controlar.