quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Água contamina deixa 30 crianças internadas em Viseu - PA




O acúmulo de poluição, trazido pelas fortes chuvas, pode ter sido a causa da contaminação da água, em Viseu, nordeste paraense. A Secretaria de Saúde Municipal afirmou que a Vigilância Sanitária analisa a possibilidade da contaminação da água ter provocado os casos de diarreia e vômito na cidade.


Cerca de 30 crianças deram entrada no hospital municipal com os sintomas, entre elas, uma menina de 10 meses. De acordo com a diretora técnica da Secretaria de Saúde de Viseu, Valderes Fortunato, no atestado de óbito da menina consta que a causa da morte foram problemas de cardiopatia que ela tinha. 'A criança chegou muito debilitada ao hospital e entrou num estado de desnutrição intenso. No atestado de óbito, está explicito que a causa da morte foi cardiopatia, e como ela entrou em um momento de surto, não resistiu', explica.


De acordo com Valderes, o surto de diarreia e vômito já amenizou entre as crianças da região. Segundo ela, nenhuma criança deu entrada no hospital desde segunda-feira (1) com os sintomas. 'A vigilância sanitária já iniciou o processo de orientação, para que os pais tomem cuidado com a higienização das crianças. Se a criança apresentar qualquer sintoma de diarreia e vômito, os pais devem procurar imediatamente um posto médico', ressalta.

A Secretaria de Saúde informou que o levantamento para descobrir a causa da contaminação continua durante a semana


Fonte: O Liberal