sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Coca-Cola - De vermelho a azul


Festival de Parintins é o motivo da mudança
Importante evento de danças folclóricas, especialmente o Boi-Bumbá, o Festival Folclórico de Parintins acontece todos os anos – desde 1965 – no último fim de semana de junho naquela cidade do Amazonas. O festival é uma apresentação a céu aberto – com estádio específico com 35 mil lugares – o Bumbódromo - para a festa onde competem duas agremiações: o Boi Garantido e o Boi Caprichoso. Assim como nos desfiles de carnaval, uma das agremiações é declarada campeã. O Boi Garantido tem 27 títulos contra 19 do boi Caprichoso.

Esta importante festa do calendário nacional fez a Coca-Cola promover uma embalagem em edição especial – única no mundo – na cor azul. O motivo – muitos afirmam ser o verdadeiro – é que os participantes da agremiação “Caprichoso” (de cor azul) não bebiam o produto por ter na embalagem a cor (vermelha) de sua concorrente. O jeito foi criar, em 2005 – e com a devida autorização da matriz em Atlanta - latas especiais para o evento na cor azul (e outra neutra) -mudando, de forma inédita, a legendária identidade visual do produto.